segunda-feira, 5 de julho de 2010

Superioridade (Bullying)


O poder é uma palavra que define muito bem o que rege nossa sociedade. O bullying é uma prática escolar cometida por adolescentes que agridem física e moralmente colegas indefesos. Isso mostra como até crianças saem dos limites para mostrar superioridade.

Alunos com aparências diferentes, tímidos e incapazes de se defender são algumas vítimas de comportamentos agressivos. Mas o que realmente leva crianças a cometerem tal atrocidade? Geralmente eles, os bully's, têm a necessidade de que os outros os vejam como sendo os melhores. E, ao praticar o bullying, afirmam a decadência do vitimado em relação a eles. São incapazes de lidar com diferenças e se veem "donos do mundo". Tal pensamento, na maioria das vezes, é proveniente dos pais que não prestam a atenção aos valores dados, e as crianças simplesmente as copiam.

A inveja também é outro motivo que leva a discórdias. Os agressores não admitem quando veem alunos melhores que eles, em relação a notas. No fundo, querem ser como eles, e assim passam a desmoralizá-los, com o fim de relatar superioridade em algum aspecto. Essa violência psíquica é a mais usada, e o preocupante é que muitos não dão a devita atenção a ela, a mais prejudicial em relação a traumas psicológicos futuros.


A principal educação capaz de evitar o
bullying é a vinda da família. Pais devem saber da vida escolar de seus filhos e dar a eles as devidas punições e conselhos. A pior consequência da vida urbana "corrida" é a falta de tempo dedicado à ação das crianças nas escolas. Mas o colégio também deve cumprir sua parte, dando devidas informações aos responsáveis pelo aluno e criando projetos de resistência à violência. Deve também considerar que tais problemas pedem a necessidade de tratamentos com psiquiatras, tanto para o agressor como para a vítima. Só assim traumas bruscos poderão ser evitados ao máximo.

Nenhum comentário: