quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sete vidas / Seven Pounds


Dias atrás, eu assisti a um filme impressionante. Sem exageros, um dos melhores que já vi. Isso porque ele me fez pensar, incentivou-me ideias, fez-me argumentar nossas atitudes, nossas ignorâncias. Filme assim é que eu gosto! Contarei sucintamente a história, para entendermos as argumentações!

O Filme é "Sete Vidas" ("Seven Pounds", no original), um drama estrelado por Will Smith. Ele representa um homem com uma vida normal, noivo de uma garota. Mas, enquanto dirigia, ele resolveu ler mensagens do trabalho no celular. Causando, assim, um acidente terrível em que morrem 7 pessoas, inclusive a sua noiva. Ele, vivo, cai em depressão e resolve salvar outras sete vidas no lugar dessas que morreram por sua causa. Começa a aparecer na vida das pessoas, e mudá-las, como um anjo. Doa fígado para uma, ajuda financeiramente outra. Até que encontra uma mulher com sérios problemas no coração, à beira da morte, e eles se apaixonam. Ele passa a cuidar dela como nunca cuidou de outra. Mostra realmente, o que é o amor pelas pessoas, o cuidar que não se preocupa consigo mesmo. Porém, seu sangua é raro e não há muitas probabilidades dela se salvar. Ele, então, resolver doar sua própria vida em favor das pessoas. Ele se suicida e doa seu coração a ela, e seus olhos a um cego. Um herói.

Emocionante, não?


Mas... até quando será necessário matarmos pessoas acidentalmente, para assim nos oferecermos como sacrifício a elas? Será que o mesmo egocentrismo que fez o personagem do filme bater o carro, nos atingirá sempre? Pense. Não é preciso sacrificar sua vida até a morte, como ele o fez. Mas pequenos gestos, em amor, já nos tira dessa roda egocêntrica. Uma ligação a uma amigo necessitado, um abraço em uma pessoa, mesmo que não tão amiga, e o mais importante e difícil: amar aqueles que o odeiam, que lhe fizeram mal. No filme, ele ajuda apenas as pessoas que ele pensa que merecem, que são boas. Lembre-se, Cristo amou e ajudou a quem não merece, graça imerecida! Pense, então, antes de julgar, de odiar. Se o personagem tivesse não só ajudado a essas pessoas boas, mas mostrado um pouco de amor também a quem não merece, certamente teria constrangido os "maus", e talvez tranformá-los.

Sempre pensamos "essa sociedade está a cada dia pior", "a sociedade não tem mais jeito"... Porém, quem é a sociedade? São as pessoas. VOCÊ é a sociedade. Não sei se pode mudá-la, mas pode fazê-la um pouco diferente com seu amor. Cuide das pessoas, as que estão à sua volta, e também as que você pensa ser inalcansáveis. Olhe em volta. VEJA A TODOS. Não só ver, mas olhar. Olhar as situações com amor, com intuito de melhorá-las. Às vezes não acreditamos em nós: como só eu posso mudar tudo, sendo que a maioria não pensa nas pessoas, sendo que ninguém pensa em mim, em nós, ao governar um lugar. Eu lhes digo que o mundo tem jeito sim, se pelo menos algumas pessoas atenderem ao chamado. Aí o mundo já não será igual. Sem você, tenha certeza, o mundo não seria o mesmo, estaria faltando uma pessoa.


Pense em sete pessoas, inicialmente. Conhecidas ou não. Comece orando por elas. Depois tente olhá-las, no sentido da necessitade. E ajude-as, mesmo que só com palavras, com abraços, com afetos. E mais importante: inclua aquela pessoa que te persegue, ou aquela a quem você não suporta. Faça algo que a surpreenda, nem que seja só mudar seu olhar perante ela. A vida lhe será mais leve.



Ame aos outros.

Cristo te amou.
Sem merecer.
Escolha a singeleza.
Despreze o orgulho. Egoísmo.
Ame. Aprenda.
Tente.

Que a Graça daquele O qual sempre nos VÊ, nos ampara, esteja SEMPRE contigo!

Raquel Murad

Um comentário:

Paulinhah disse...

Prima...
muito bom, muito bom mesmo!!
vc tem toda razão!!
muitas vezes na vida agente coloca o nosso foco voltado para o próprio umbigo, sem pensar que tudo o que agente faz tem um consequência, e que essa consequência pode prejudicar ou ajudar alguem em volta..

..pequenas ações podem transformar pessoas e relações!!