segunda-feira, 5 de julho de 2010

Falar bem e não dizer nada?


Principalmente em se tratando de políticos, vemos o vocablário alteroso em seus discursos. Mas a maioria das pessoas não entendem o que se é dito, aliás, nem mesmo os próprios políticos entendem. Só ficam estupefactos com a beleza das palavras...

E como é possível tal fato acontecer? Como alguém pode montar uma linda frase, com regras gramaticais totalmente impecáveis, mas sem o mínimo sentido? É o famoso ditado "falar bem e não dizer nada". E é explicado pela ciência médica: as partes do cérebro responsáveis por processar a gramática das palavras e por processar o sentido imposto na junção delas são diferentes. Há a "Área de Broca", que organiza a linguagem e a fala de cada idioma, e a "Área de Wernicke", que dá o sentido das informações e suas relações simbólicas.

Portanto, é possível "pensar" só com a Área de Broca, e dar uma estrutura formal à fala, mas não lógica. É o que acontece com a maioria dos políticos. Precisam entender, urgentemente, que suas Áreas de Wernicke também são funcionais...e por que,então, não a usam com mais frequência?


Raquel Murad

Um comentário:

Leila disse...

Lindo,lindo,muito lindo...