segunda-feira, 27 de julho de 2009

Opostos Similares



Soluções e problemas costumam andar em direções opostas. Mas não quando se trata de biocombustíveis. Por representarem grande fonte de lucro, são vistos como soluções da ganância. Porém, ao analisarmos riscos, passam a ser definidos como problemas.
O biocombustível etanol é considerado um risco quando se perde parte da oferta de alimentos. A impulsividade na obtenção de lucros causou desequilíbrio entre a quantidade de consumidores e a produção de alimentos. Isso pelo canavial degradar solos que poderiam ser utilizados para outras plantações de alimentos.

Um trabalhador de um canavial também sofre conseqüências de excesso de trabalho. Mortes por exaustão são freqüentes. O biocombustível acarreta problemas de saúde, pelo elevado teor de gases que emite pelo ar. Por outro lado, na severa comparação com a queima de petróleo, o biocombustível é favorável, pois emite menos CO2, e isso implica na ajuda em reduzir o efeito estufa. Isso nos leva ao conceito inicial de o etanol ser íntegro aos comuns pontos distintos entre “soluções e problemas”.

Nunca o biocombustível será totalmente uma solução, nem totalmente um problema. Um equilíbrio favorável a todos deve ser mantido. Excluindo, assim, excessos e falta de senso comunitário. Biocombustíveis incluem vidas. E para tratarmos delas, devemos nos esvair do “eu mesmo”, e pensar em soluções para possíveis problemas que envolvem essas vidas e seus estilos de viver.

Raquel Murad

Nenhum comentário: