segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Consumo do Ambiente


Terras produtivas, plantações, árvores, rios, florestas são graciosos presentes de uma nação chamada Brasil. Porém, às vezes, somos mal-agradecidos. Esse adjetivo se prova pelo mau uso dos recursos naturais pertencentes ao nosso país. A acirrada competição por lucro, por capital, e pelo ser bem-sucedido, provoca devastações no solo, por ele ser usado demasiadamente, sem atenção, sem senso.
Muitos alimentos são produzidos, muitas pessoas consomem, muitos carros usufruem de biocombustíveis. Tudo se interliga no consumismo. Uma sociedade consumidora não deixa de produzir somente para garantir vestígios ambientais. Pelo contrário, enquanto houver terras, a produção não para.
A busca por satisfazer ideais e ofertas mundiais traz conflitos entre a elevada população mundial e a disponibilidade na oferta de alimentos. Assim, gera um excesso de produção sem medir transtornos futuros. O que maltrata o ambiente.
A definitiva solução para esse problema seria a diminuição, ou até o congelamento, da produção. Entretanto, o Brasil pararia diante da economia mundial, e cairia totalmente de sua posição de país emergente. Mas ao se obter o equilíbrio de produção, o país estará sob controle. Pensar nas causas desfavoráveis do futuro implica garantir a preservação juntamente com o limite. Produzir é necessário, consumir também, se o limite de reposição ambiental for reconhecido. Dessa forma, o Brasil poderá ser até melhor que um país emergente.

Raquel Murad

Nenhum comentário: