sábado, 27 de outubro de 2012

Somente na Inconstância

  Desde o nascer até a morte, colocando-se o viver nesse intervalo, o ser é paradoxal. A humanidade reage em busca de suas certezas à medida em que se despede, aos poucos, de sua jornada terrestre.

  Gregório de Matos, poeta barroco, questiona o universo em um de seus poemas, pois se o sol nasce, por que não dura? Se a vida surge, por que desfalece a cada instante e se acaba por fim? O mundo, em si, vive das variações que o acometem, trazendo dúvidas de sobrevivência: hora da morte, insatisfações pessoais e o não-cumprimento de vontades estáveis ou passageiras.

  Dessa maneira, a nova modernidade em que se está atua acelerando categoricamente tais manipulações dos sentidos. Ela oferece infinitas possibilidades para que o homem busque sua verdade e solidifique seu amanhã. Bens de consumo, variedades profissionais, posição e atuação social, relacionamentos, ideais diversos, tecnologia, inovação, enfim, são parte das opções modernas agindo, a princípio, em favor da humanidade.

  Entretanto, o "muito" leva ao descompasso: "Nasço amanhã. Movo-me onde há espaço: - meu tempo é quando.", disse Vinícius de Moraes, ou seja, a vida anda na direção do que surge à porta. Isso causa insegurança, não se sabe se o lugar onde está suprirá a vontade plena de satisfação. Há tantas outras possibilidades...

  Cria-se, então, a dificuldade do domínio sobre o futuro, por causa dos prazeres momentâneos a que se submetem os seres. A busca passa a ser volúvel e a objetivação, dissolvida. Não existe uma verdade confiável, a não ser aquela que motivou a "caça" às certezas: o paradoxo existência x morte. Gregório, ao final, afirma "a certeza somente na inconstância".

Raquel Murad
  

Um comentário:

albuquerque júnior disse...

...seria a 'pós-modernidade' esse espaço da sinestesia onde os intentos têm fome de satisfação e a ânsia pessoal e coletiva de ser feliz tateia, entre o caos de 'ser si mesmo' e o sonhado vir 'vir a ser' que se tenta 'comprar' nas "opções modernas"? Bela reflexão, Raquel.