quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A propaganda gera o homem ou o homem gera a propaganda?


Todos os empresários desejam sucesso em suas vendas, em busca de lucro. Nessa jornada, a mídia é o melhor meio ajudador. As propagandas são formas explêndidas de influenciar pessoas. Mas como são formadas? As idéias da publicidade são geradas pela observação do homem ou ele se molda ao que nela vê?

Os publicitários, na verdade, observam atitudes da sociedade. O que não é difícil, pois a maioria das pessoas almejam seguir os padrões que a sociedade impõe. A mídia entende a cabeça da população mais do que a própria. Por isso, as pessoas são influenciadas e se identificam ao verem um carro de última geração, que aumenta disparadamente o consumo.

Só não é persuadido quem sabe se definir e compreende o que realmente necessita. Essas raras pessoas não precisam se moldar a estratégias e exteriótipos midiáticos para reafirmar quem são. Para alegria do consumo, estão extintos os que possuem autenticidade.

A propaganda é gerada, enfim, não pelo que o homem é, mas pelo que ele quer ser, sendo ele, depois, influenciado pela reafirmação de seu desejo (a propaganda). O consumo, por causa disso, se tornou a forma mais representativa do ser humano e é agora o que move o mundo!

Raquel Murad

Nenhum comentário: