quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pensamentos: ÉTICA DA VIDA (baseados na Filosofia de Albert Schweitzer)


Atualmente, a despreocupação com a vida e ética está intrínseca na sociedade, causando diversos fatores de desgraça ambiental e moral. Assim, o respeito à mínima vida existente é favorável ao mundo .Pequenos detalhes fazem a diferença quando amamos as formas viventes na Terra, não as fazendo desfalecer, cuidando minuciosamente de seus fatores de sobrevivência e cultivando nosso ambiente. A ética moral, no tocante ao desrespeito humano, se faz válida quando favorecemos uns aos outros, sem acepção, fazendo das diferenças mínimos detalhes que farão uma convivência mais diversificada e sábia. Temos o direito de sermos respeitados pelas nossas diferenças, ao mesmo tempo em que somos devedores de aceitação moral!



Tudo o que tem vida foi de alguma forma beneficiado. Se nós, humanos, temos vida, logo fomos favorecidos. As outras formas de vida (não-humanas) também foram presenteadas com o dom do viver. Portanto, não é plausível a falta de admiração e respeito pelos seres viventes. Pelo contrário, fomos dotados de imensa responsabilidade para com eles. Isso se chama ética. É o lugar onde deveria ser comum a todos. E em se tratando de vida, a amplitude estabelecida deveria ser exacerbada, tanto humanamente, quanto a qualquer ser. A ética é a responsabilidade, que todos temos, de aceitar a vivência. Quem não a tem, não é etnicamente digno de representar a vida!


Na época da escravidão, era natural o negro ser tachado de desumano e era inaceitável sua valorização como ser. No entanto, essa ideia foi desprezada ao longo das décadas, e a sociedade percebeu a verdade moral revelada no favorecimento do negro como humano. Atualmente, é incabível o pensamento de acepção de pessoas. Da mesma forma, o respeito a toda forma de vida existente ainda não é totalmente valorizada, mas ao longo do tempo poderemos ver que essa ética poderá ser consumada. O que hoje não é lícito, mais tarde poderá ser compatível e tido como adesão total à realidade.


RAQUEL MURAD


Nenhum comentário: