sábado, 29 de agosto de 2009

Desumanidade


O universo e tudo o que nele há é imensuravelmente maior que a estrutura humana. Por isso, vivemos em busca de respostas sobre o que é o mundo e o que fazemos dentro dele. Essa busca nos remete ao conhecimento de diversas áreas científicas, tecnológicas, biológicas, o que nos faz seres mais avançados. Mas será que todo esse cientificismo nos eleva como seres humanos?

Ter conhecimento é, com certeza, essencial para a sobrevivência, e não devemos rejeitá-lo. Ele nos dá noção do que há à nossa volta, dos “mistérios” do universo, e de como usá-los a nosso favor. Porém, conhecimento sem sabedoria é como correr atrás do vento. Sabedoria é o poder de se portar da melhor forma possível em qualquer situação. Isso inclui, essencialmente, atos dedicados de amor ao próximo: devemos usar o conhecimento também em favor aos outros.


Depositamos nossos valores no mundo, em descobertas, em criações. Porém, poucas vezes paramos para pensar nos valores essenciais que nos tornam humanos. Ser sábio é ser humano! Um homem pode ser conhecedor de todo o universo, entretanto, se não se humilhar e praticar atos sensitivos, não terá conhecido a realidade da existência.


Conhecer o mundo sem conhecer a nós mesmos e a nossos semelhantes é como tentar voar sem asas. Conciliar o conhecimento exterior com o interior é ser sábio, é ser humano. Seria o fim dessa desumanidade. Seríamos maiores que o universo!


Nenhum comentário: